Canais em Amsterdam
Há quem chame Amsterdam de Veneza do norte. E não é para menos. Na cidade holandesa, há mais de 1000 pontes e 75 quilômetros de canais.
O que seria de Roma sem o Coliseu? E de Amsterdam sem seus canais? Sem dúvida, o mais destacável de Amsterdam é seu grande sistema fluvial, historicamente muito maior que o de Veneza.
A longitude total do sistema de canais de Amsterdam é de 75 quilômetros e dá origem a mais de 1000 pontes. Nos canais, vivem milhares de famílias nas mais de 2.500 casas flutuantes.
Como curiosidade, as câmaras blindadas do Banco Nacional da Holanda estão na profundidade dos canais. Em caso de alarme, uma inundação acabará com a ameaça.
Grachtengordel
Com um nome difícil de pronunciar, Grachtengordel é a denominação do anel dos três canais mais importantes de Amsterdam. Foi desenhado no século XVII para suportar o aumento da população.
Os três canais que o compõem se chamam, de fora para dentro, Prinsengracht, Keizersgratch e Herengracht. O canal mais chamativo dos três é o menor, Herengracht, e em suas margens você encontrará algumas das mansões mais bonitas da cidade.
Passeio de barco pelos canais
Algo sempre recomendado para qualquer viajante é apreciar Amsterdam dos canais. Você encontrará diversas empresas que realizam diferentes tipos de cruzeiros pelos canais, incluindo passeios com jantar ou open bar. Os passeios mais baratos custam a partir de €15 (US$15,73):