Compras em Amsterdam

Compras em Amsterdam

Amsterdam possui uma importante oferta comercial que inclui desde as grandes redes internacionais de moda até pequenos locais de antiguidades ou curiosas lojas de objetos originais.

A cidade oferece ambientes muito variados, por isso é possível comprar tanto em pequenas feirinhas onde é comum pechinchar, quanto nas butiques mais luxuosas, capazes de oferecer produtos únicos.

Produtos típicos de Ámsterdam

Os queijos

Se existe um país que se destaca por sua produção mundial de queijos, esse lugar é, sem dúvidas, a Holanda.

Os três tipos de queijos mais conhecidos que se produzem na Holanda são o famoso Gouda, um queijo semicurado de sabor intenso, o queijo Edam, muito macio e com forma de bola, e o queijo Massdam, característico por sua casca dura com buracos.

Um diamante é para sempre

Amsterdam é a cidade dos diamantes. Você encontrará tanto diamantes soltos quanto engastados em joias de desenho original, em ouro ou outros metais preciosos.

Nas casas mais reconhecidas que se dedicam à lapidagem e à venda de diamantes, você poderá ver como trabalham os talhadores de Amsterdam, considerados os melhores do mundo. Entre as marcas mais destacadas está a Coster Diamonds, onde as visitas guiadas são gratuitas e feitas em mais de 25 idiomas. Os guias te levarão às salas onde se corta e pule o diamante.

Você também pode ver alguns especialistas trabalhando com os diamantes em Gassan Diamonds, empresa que segue a tradição há mais de quatro séculos. Está situada no centro histórico de Amsterdam.

Se você estiver na região da Praça Dam, pode fazer uma visita à Cidade dos Diamantes, o Amsterdam Diamond Center, onde são mostrados os processos realizados em seu interior desde 1586.

Os tamancos

Em Amsterdam, você pode entrar nas instalações de algumas oficinas de tamancos onde os artesãos trabalham dando forma e cor a esses peculiares sapatos de madeira.

Os tamancos foram utilizados durante anos como calçado diário, já que em terras tão úmidas quanto as holandesas, a madeira esmaltada é uma boa forma de se proteger da água e é uma solução mais econômica.

Os tamancos mais tradicionais são pintados de amarelo e vermelho, embora seja possível encontrar para todos dos gostos.

Tulipas

Um dos presentes imprescindíveis de Amsterdam são as tulipas. Você encontrará na cidade tulipas de mais cores que já havia imaginado.

Para levar como presente, o melhor é comprar bulbos de tulipa, muito mais fáceis de transportar.

Obras de arte

Amsterdam oferece a possibilidade de comprar obras originais em suas galerias de arte, embora também seja possível encontrar à venda reproduções de alta qualidade das obras de famosos artistas.

Cerâmica

A cerâmica tradicional holandesa é branca e pintada de azul. A mais conhecida é a fabricada em Delf

Principais zonas comerciais

  • Kalverstraat: Com um quilômetro de longitude e mais de 150 lojas, Kalverstraat é a rua comercial mais importante da Holanda. 
  • Leidsestraat: Situada entre Leidseplein e Koningsplein, Leidsestraat é uma das ruas mais disputadas da cidade.
  • De Negen Straatjes (Las Nueve Calles): Nesse grupo de pequenas ruas é possível encontrar uma surpreendente variedade de roupa, tanto de designers famosos como lojas mais alternativas. 
  • Magna Plaza: Trata-se de um elegante shopping localizado em um impressionante edifício do século XIX. 
  • Albert Cuypmarkt: No maior mercado ao ar livre da cidade, é possível encontrar tanto frutas e verduras como roupas e objetos eletrônicos. 
  • Bloemenmarkt: O Mercado de flores oferece uma grande variedade de plantas, flores e sementes exóticas. 
  • Pieter Cornelisz Hooftstraat: Rua exclusiva localizada no bairro dos museus, onde estão as butiques mais exclusivas e lojas de luxo. 
  • Boerenmarkt: No mercado dos granjeiros, podemos encontrar os produtos mais frescos da cidade. É possível visitá-lo nas manhãs de sábado. 
  • De Bijenkorf: São consideradas as lojas de departamento de maior prestígio da cidade e oferecem todo tipo de produtos, mas os preços são um pouco elevados.