Museu Van Gogh

Museu Van Gogh

O Museu Van Gogh é o museu mais visitado da Holanda. Em 2017, a instituição bateu recorde, com 2,26 milhões de visitantes no ano.

Ao longo dos seus três andares, você encontrará, entre outras coisas, mais de 200 obras originais do pintor holandês.

Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh nasceu em Groot-Zundert em 1853 e, depois de ser educado em um internato, passou por vários tipos de trabalho até descobrir sua autêntica vocação na pintura.

Com a pretensão de criar um grupo de pintores impressionistas, Van Gogh alugou uma casa onde convidou os artistas com os quais compartilhava interesses, entre eles Gauguin.

No Natal de 1888, Vincent teve sua primeira crise psicológica, que o levou a cortar parte da orelha esquerda.

Em 1889, o artista se internou voluntariamente em um hospital psiquiátrico, onde permaneceu um ano. Durante esse tempo, perdeu o contato com a realidade e foi invadido por uma grande tristeza.

Quando seu estado se deteriorou ainda mais, o artista acabou se suicidando com um tiro no peito, em 1890. Morreu dois dias antes de completar 37 anos e, enquanto esteve vivo, vendeu apenas um quadro.

O museu

Nas modernas instalações do Museu Van Gogh, você poderá encontrar mais de 200 pinturas, 500 desenhos e centenas de cartas do artista.

No primeiro andar, você verá cada uma das paredes cheias de história. A história de Vincent Van Gogh é contada quadro a quadro.

As pinturas estão organizadas cronologicamente, o que faz com que seja possível observar facilmente a evolução do artista, com as cenas campestres do início até os tormentosos trabalhos do final de sua vida.

No segundo andar são expostos alguns trabalhos realizados sobre alguns quadros de Van Gogh e sobre outros que eram atribuídos a ele sem a certeza de que fossem do artista.

No terceiro e último andar é exibida uma coleção de pinturas do século XIX, onde se observa a relação dos artistas contemporâneos de Van Gogh com a sua obra.

Evitando as filas

O Museu Van Gogh é o segundo museu mais visitado de Amsterdam e as filas que se formam, especialmente nos feriados, são intermináveis. Para evitá-las, o melhor é chegar logo que o museu abre ou pouco antes de fechar. Há uma fila especial para aqueles que têm o cartão I Amsterdam Card.

Não perca

Embora saibamos que os quadros de Van Gogh não agradam a todos, admirar sua coleção (quase completa) e poder relacioná-las com as etapas de sua vida fazem com que muitos mudem sua visão sobre o pintor holandês.

Na entrada do museu, você poderá pegar um folheto, onde encontrará muitos detalhes interessantes sobre a vida de Van Gogh, e assim poderá entender melhor seus quadros.

Horário

Todos os dias, das 09:00 às 17:00 horas.
Sextas até as 21:00.

Preço

Adultos: 18€.
Menores de 18 anos: entrada gratuita.

Transporte

Bonde: van Baerlestraat, linhas 2, 3, 5 e 12.

Lugares próximos

Rijksmuseum (350 m)
Leidseplein (673 m)
Heineken Experience (720 m)
Museu Van Loon (1 km)
Vondelpark (1 km)