Haia

A Haia (em holandês, Den Haag) é a capital administrativa dos Países Baixos. A Haia está situada 60 quilômetros a sudoeste de Amsterdam.

Na cidade encontramos o Parlamento Holandês e todas as embaixadas e parlamentos de outros países. 

O que ver em Haia?

Os monumentos mais importantes estão situados muito perto entre si:

  • Parlamento Holandês: Também chamado Binnenhof, este edifício é um dos mais impressionantes da Haia. Em seu interior está a Sala dos Cavalheiros (Ridderzaal), um belo edifício com dois grandes torreões.
  • Palácio Internacional da Paz: O interior desse palácio de uma torre abriga o Tribunal Internacional de Justiça, o principal órgão judicial das Nações Unidas. 
  • Avenida Lange Voorhout: Esta rua é uma das mais bonitas de Haia, com muitas árvores e edifícios governamentais.

Se você tiver tempo suficiente, não perca o edifício da prefeitura e os museus Mauritshuis e Gemeentemuseum, os dois mais importantes da cidade.

Como ir a Haia 

  • Se você pegar o trem na Estação Central de Amsterdam, chegará a Haia em menos de uma hora. O preço de ida e volta é de 23 euros por pessoa
  • Alugar um carro: Boa opção para aqueles que queiram dirigir e aproveitar para visitar várias cidades da Holanda. 

Nossa opinião

Apesar da importância administrativa de Haia, que ninguém coloca em dúvida, reservaríamos a visita à cidade apenas àquelas pessoas que passem tempo suficiente na Holanda e que já tenham visitado outras cidades, como Utrecht ou Volendam.

Haia é uma parada obrigatória se você visitar Madurodam, o parque temático que reúne as maquetes dos edifícios mais famosos do país.

A melhor hora para visitar Haia é durante o dia. A partir das 19:00 horas se torna uma cidade muito tranquila, com pouca gente nas ruas, o que é surpreendente se comparado a Amsterdam.